SSGPV5 - Gestão de Projetos (PMI) v5

- Capacitar o aluno no entendimento das disciplinas básicas de Gestão de Projetos;
- Verificar o aprendizado através de simulados e exercícios práticos;
- Atender ao pré-requisito obrigatório para a prova de certificação do PMI;
- Prover conhecimento sobre GP, PMI, certificações e o PMBOK versão 5;
- Mostrar um panorama atual da importância do Gestão de Projetos nas empresas no Brasil e no mundo.

Datas: 22 jan - 08 fev
N Noite - 19h às 23h
O Online - Ambiente digital

Carga Horária

40 h

Conteúdo

Módulo 1 - Contexto do Gerenciamento de Projetos

Apresentação do Project Management Institute (PMI). Publicações e Certificações. Teste de Certificação PMP. Gerenciamento de projetos (PMP), Paradigmas tradicional e ágil para o Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento de projetos, programas, e portfolios. O Escritório de Gerenciamento de Projetos. Sistemas de Informação para Gerenciamento de Projetos. 

Módulo 2- Influencias Organizacionais e Ciclo de Vida do Projeto

Influências culturais e estruturais no projeto. Ativos de Processos Organizacionais. Governança do Projeto. Características do projeto ao longo do ciclo de vida do projeto. Fases e Relacionamento entre fases. 

Módulo 3- Processos de Gerenciamento de Projeto

Processo de Gerenciamento de Projetos e orientados a produtos. Grupos de Processos: Iniciação, planejamento, Execução. Monitoramento e Controle. Encerramento. Informações do Projeto. Ciclo PDCA. Áreas de Conhecimento. 

Módulo 4- Gerenciamento de Integração do projeto

Macros processos na gestão de um projeto: Criação do Termo de Abertura (Project Charter), Justificativa financeira do Projeto, Organização do Plano de Gerenciamento do Projeto, Execução das Atividades do Projeto. Validação do Escopo do projeto, O Sistema do controle Integrado de Mudanças, e o processo de encerramento do projeto. 

Módulo 5 - Gerenciamento do escopo do projeto

Processo de definição do escopo do projeto: Coletar requisitos, Sistema de Gerenciamento dos Requisitos, Definição do Escopo do Projeto, Organização e Controle do Trabalho do Projeto Utilizando a EAP (WBS). Oficina prática utilizando Microsoft Visio 2010

Módulo 6 - Gerenciamento do tempo do projeto

O Cronograma e o eixo central de um projeto tradicional. Planejamento dos processos de criação do cronograma. Definição das atividades e marcos do projeto, sequenciamento das atividades utilizando o diagrama de rede, tipos de precedências e latência (Lead e Lag), Estimativas dos recursos do trabalho, técnicas para estimativas de durações das atividades. Ajustes finais no cronograma. Linha de base do projeto, técnicas de controle do cronograma. Oficina prática usando Microsoft Project 2010. 

Módulo 7- Gerenciamento do custo do projeto. 

Os custos são uma parte importante na definição de um plano de gerenciamento do projeto. Planejamento dos processos de criação e controle do orçamento do projeto. Técnicas para estimativas dos custos do projeto, Criação do Orçamento e Fluxo de Caixa do Projeto, Controle dos custos do projeto utilizando os indicadores chave (PKI) da técnica do valor agregado do projeto TVA ou EVM. Oficina prática usando Microsoft Project 2010. 

Módulo 8- Gerenciamento de qualidade do projeto. 

Parte integral de todo projeto, a qualidade precisa de planejamento. Conceitos básicos de qualidade, Planejamento dos processos de planejamento da qualidade. Definição dos padrões de qualidade e Planos de amostragem, Controle Estatístico de Processo, Ferramentas para análise e melhoria dos processos do projeto. Oficina prática utilizando Simulação de Monte Carlo. 

Módulo 9- Gerenciamento de recursos humanos do projeto

Ignorado em muitos projetos, o gerenciamento dos riscos e crítico no sucesso dos projetos. Planejamento dos processos de Gerenciamento dos riscos, Identificação dos riscos do projeto, Priorização dos riscos mediante o analise qualitativo e quantitativo. Estratégias de gerenciamento dos riscos. 

Módulo 10- Gerenciamento de comunicações do projeto

Grande parte do tempo de Gerente de Projetos e gasto em Comunicações (90%), porem é muito importante desenhar um ótimo sistema de comunicações para o projeto. Planejar o gerenciamento das comunicações. Registro de Partes Interessadas. Analise dos requerimentos de comunicações do projeto. Seleção das tecnologias e métodos de comunicação. Registro de Problemas. Relatórios de Desempenho. 

Módulo 11- Gerenciamento de riscos do projeto

No projeto, praticamente tudo é sujeito a algum grau de incerteza é introduz riscos no projeto, porem um bom plano de gerenciamento dos riscos melhora muito a probabilidade de sucesso do projeto. Conceitos de Probabilidade e Risco. Planejamento do gerenciamento dos riscos. Técnicas de identificação dos riscos. Priorização e seleção dos riscos de alta prioridade mediante das análises qualitativo e quantitativo. Estratégias de respostas aos riscos. Planos de Respostas a os Riscos. Fundos de Contingencia e Reserva. 

Módulo 12- Gerenciamento de aquisições do projeto

Nos projetos de grande porte, as aquisições jogam um papel fundamental, por isso o Gerente de Projetos de saber como elaborar um plano de gerenciamento das aquisições. Plano de Gerenciamento das Aquisições. Decisão de fazer o comprar. Tipos de Contratos de Aquisições. Identificação de Fornecedores. Seleção de Fornecedores. Gerenciamento do relacionamento com os fornecedores. Encerramento das aquisições.

Módulo 13- Gerenciamento das Partes Interessadas do projeto (Stakeholders)

O apoio das partes interessada a essencial para um projeto bem sucedido. Para isto é importante identificar as partes interessadas, suas expectativas e desenhar os objetivos do projeto. Desenvolver estratégias de engajamento das partes interessadas. Ajuste das estratégias de gerenciamento das partes interessadas.

Pré-requisitos

Nenhum requisito obrigatório

Certificação

Certificação CAPM - Seu ingresso para o gerenciamento de projetos

Certificação de Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos

A certificação CAPM oferece reconhecimento aos profissionais que estão iniciando uma carreira em gerenciamento de projetos, assim como aos membros de equipes que desejam demonstrar conhecimento na área. Essa certificação denota que você possui conhecimentos sobre os princípios e a terminologia de Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®), o padrão das reconhecidas boas práticas em gerenciamento de projetos.

Indivíduos que contribuem com seus conhecimentos especializados em uma equipe de projetos podem se beneficiar desta certificação através da possibilidade de alinhar o seu trabalho com o dos gerentes de projetos. O conhecimento que um profissional adquire ao obter a certificação CAPM pode ser aplicado na prática diariamente, o que o ajuda no desenvolvimento de competências em práticas de gerenciamento de projetos. Aqueles que possuem a designação CAPM depois de seu nome gozam de um alto nível de credibilidade por parte de profissionais certificados PMP®, gerentes de projetos, empregadores e pares.

Requisitos da certificação:

Para se candidatar à certificação CAPM você precisa ter:

Diploma de ensino médio ou equivalente

E

Mínimo de 1.500 horas de experiência em projeto

OU

23 horas de formação em gerenciamento de projetos

Se você tiver horas registradas de liderança e direção de projetos, talvez você queira ver se está pronto para a Credencial de Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)

 

Certificação PMP - Certificação para Gerentes de Projeto reconhecida como a mais importante.

Reconhecida e exigida mundialmente, a certificação PMP®atesta que você tem formação, experiência e competência para conduzir e dirigir projetos.

A certificação PMP atesta sua competência em liderar e dirigir equipes de projetos. Se você é um gerente de projeto experiente que está procurando consolidar suas habilidades, destacar-se diante de empregadores e maximizar seu potencial de ganhos, a certificação PMP é a escolha certa para você.

Requisitos da certificação:

Para se candidatar à certificação PMP você precisa ter:

·         Formação de quatro anos (de bacharel ou equivalente)

·         Mínimo de três anos de experiência no gerenciamento de projetos

·         Mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos

·         35 horas de formação em gerenciamento de projetos

 

OU

 

·         Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente)

·         Mínimo de cinco anos de experiência no gerenciamento de projetos

·         Mínimo de 7.500 horas de liderança e direção de projetos

·         35 horas de formação em gerenciamento de projetos

Se você não atende os requisitos da PMP, talvez você queira saber mais sobre a certificação de Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos(CAPM)