Depoimentos

27 set

Palestra "Novo profissional do Futuro, o Profissional 4.0".

   No último sábado (23/set), aconteceu a Palestra "Novo profissional do Futuro, o Profissional 4.0".  O evento foi comandado pelo fundador da SISNEMA,  Nei Eugenio Maldaner, que discorreu sobre o futuro próximo da Indústria 4.0 e as mudanças urgentes que ela vem provocando nas empresas, nos profissionais e nas relações de trabalho do Mundo Digital.

   O palestrante começou apresentando as relações do crescimento exponencial da tecnologia e da população mundial, as novas demandas de profissionais e soluções disruptivas. Contextualizou o mercado internacional, com destaque aos principais países (EUA, Alemanha, Japão, China e Coréia) e suas estratégias de sobrevivência. Para ele a mudanças de tecnologia e comportamento são iminentes,  destacando: Computação Cognitiva, Internet (global, mais rápida, menor custo), Automação IoT, VR, AR e Impressão 3D/4D.

   Como novo modelo para desenvolver negócios, Nei aponta o Startup, que possibilita apoio aos empreendedores, opções para empresas buscarem novos modelos, e principalmente por suportar empreendimentos disruptivos.

   Sobre  o perfil do Profissional 4.0, dentre os tópicos abordados, destacou quatro características principais: Formação Multidisciplinar; Capacidade de Adaptação, Senso de Urgência e Bom Relacionamento. As mudanças nas profissões atuais bem como as novas demandas também foram contempladas.

   O fechamento se deu com as novas tecnologias que estão quebrando paradigmas, mudando os modelos de ensino-aprendizagem, a exemplo dos CogniToys e simuladores.

   A palestra foi transmitida via live streaming e está disponível na página da SISNEMA no Facebook ( https://goo.gl/vr53h8 ).