Voltar Inema SISNEMA Informatica Sites Pessoais Busca Agenda Proxima Semana English Version
Menu INEMA
 
 
Asa Delta de Bambú
Vicente, pessoa simples do interior, resolve construir sua própria asa.

A Asa-Delta era feita de bambú, desde o trapézio até as talas, e sacos de adubo costurados completavam a façanha. Era feita com muita perfeição, cujos detalhes eram copiados das asas "verdadeiras". Os cabos eram de aço, e as linhas mais finas eram de corda.

Os sacos de adubo eram da empresa Solo Rico, a qual depois doou uma Asa de verdade com todos os equipamentos necessários pelo seu feito. O irmão e o primo (parceiros na façanha) foram ajudados por pilotos de Andradas a adquirir outras duas "Asas de verdade" por um preço bem em conta, de acordo com as posses dos mesmos. Um grande feito para evitar futuros problemas.


E a Asa realmente voou, como se pode perceber na foto abaixo, tirada no morrinho de treinos de Andradas. Mas eles também voaram de altitudes consideráveis (400 m) num morro próximo à casa (perto do pouso oficial sul).

A vontade de voar era tanta que todos cuidavam da asa, evitando batidas e pancadas mais fortes, o que era feito "no braço". Num vôo não muito satisfatório o Vicente deu um "crash" no pouso. Seu irmão, nem se importando com as equipes de TV comentou indignado: - Deste jeito não vai mais ter Asa pra voá amanhã! Dias depois todos os três estavam de Asas novas. E a Asa de Bambu foi para a galeria da Solo Rico.

Algum tempo depois o Vicente construiu mais duas. Uma está com ele. A outra de vez em quando circula pelos museus e escolas locais para apresentação.


Colaboração:

Adilson Franca
http://www.wiredway.com.br/~adilson/
adilson@provinet.com.br

Fonte: Adilson Franca
Cidade: Caçador-SC
Fotos: Adilson Franca
Publicado: Leandro Pereira da Silva
DATA: 11/04/2001 <%insert_data_here%>

English Version: The specified statement did not generate any data
Incluir Comentário   Aviso Legal
Rua Washington Luiz, 820 conj. 601
Porto Alegre/RS - BRASIL - CEP 90010-460
Telefone 55 (51) 3226-4111 - Ramal: 4000
Fax: 55 (51) 3226-1219
contatos@inema.com.br
SIP:4000@sisnema.com.br