Voltar Inema SISNEMA Informatica Sites Pessoais Busca Agenda Proxima Semana English Version
Menu INEMA
.
Evento
2416
.
Incluir na PP
 
   

.

.

.

.

.

.

.

.

.
 
Campanha de prevenção contra incêndio

A Brigada Militar através do primeiro comando militar de Bombeiros e da Escola de Bombeiros, esteve nesta sexta feira, dia 04 de março de 2005 no centro de Porto Alegre, desenvolvendo a primeira campanha de prevenção contra acidentes domésticos.

A Brigada Militar através do primeiro comando militar de Bombeiros e da Escola de Bombeiros, aproveitando o início de ano letivo e o retorno de férias, esteve nesta sexta feira, dia 04 de março de 2005 no centro de Porto Alegre/RS, desenvolvendo a primeira campanha de prevenção contra acidentes domésticos.

O projeto foi criado pela Escola de Bombeiros com o objetivo de orientar e informar a população sobre cuidados básicos e simples, porém de grande importância para evitar acidentes.
"A idéia é repetir esse evento uma vez a cada mês, nas localidades onde houver maior incidência de incêndios", disse o Capitão Antunes do corpo de Bombeiros.

Durante o evento, foram oferecidas oficinas, ministradas por bombeiros com bastante experiência juntamente com alunos da Escola de Bombeiros,que mostravam treinamento de primeiros socorros, vídeo institucional dos bombeiros, apresentação de equipamentos de busca e salvamento, bem como a exposição de materiais retirados de locais que foram sinistrados por incêndios. A campanha ainda ofereceu palestras técnicas no sentido de evitar riscos e acidentes com botijão de gás, tomadas, ferro elétrico, entre outros.

Uma das oficinas mais procuradas foi a que demonstrava a maneira de utilizar extintores de incêndio, bem como onde deve ser utilizado cada tipo de extintor, como por exemplo, aquele que é feito à base de água, que deve ser utilizado em materiais combustíveis comuns como madeiras, tapetes, tecidos e papéis, e jamais em eletricidade, o extintor à base de espuma, que deve ser utilizado em líquidos inflamáveis como álcool, gasolina, diesel e solvente, ou o extintor que deve ser utilizado em casos de incêndios de gás de cozinha, que é à base de pó químico seco e CO2.

Há ainda extintores especiais, feitos de pó químico especial para serem utilizados em metais como magnésio.

Uma das participantes que demonstrava bastante interesse no evento salientou que na maioria das vezes os acidentes podem ser provocados por falta de cuidados ou simples falta de informação. "As pessoas não se preocupam com isso até que aconteça na casa delas, sempre pensam que é com os outros, achando que nunca pode acontecer com elas. É excelente esse tipo de ação que ensina e informa a população," diz ela.

Outra oficina que despertou bastante interesse do público, foi a que explicou a maneira de instalar e trocar o botijão de gás com segurança. Aí vão algumas das dicas importantes dadas pelos bombeiros: o botijão deve ser instalado em local ventilado, sempre na posição vertical, com o uso de mangueiras dentro do prazo de validade, e caso forem localizados vazamentos, estes deve ser identificados com espuma de sabão e jamais com fósforo.

Outras orientações salientadas foram as relacionadas às crianças, como o cuidado que se deve ter com a localização de objetos inflamáveis dentro de casa, além de não deixá-los brincar com materiais que possam provocar fogo.

Foram distribuídos folders com um programa de prevenção contra acidentes e como agir em casos de incêndio. Algumas das dicas importantes nessa situação são manter a calma e, se necessário proteger o corpo com roupas molhadas, além de ter um cuidado especial com as vias respiratórias utilizando panos molhados como proteção.

E é claro, chamar os bombeiros pelo fone 193, procurando não interferir durante os serviços de extinção de incêndios, pois pessoas sem treinamento podem se ferir.


Fontes: Capitão Antunes e material distribuído no evento.

Fonte: INEMA
Cidade: Porto Alegre-RS-Brasil
Fotos: Ayumi Miyazaki
Publicado: Clarisse Passos Pantoja
Date: 04/03/2005 <%insert_data_here%>


.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
  Evento 2416 - Corpo de bombeiros do RS Prevenção

   Aqui os Albuns e Fotos



  Outras matérias relacionadas:

  04/03/05 - Campanha de prevenção contra incêndio
  04/03/05 - Corpo de bombeiros do RS Prevenção Fotos Ayumi Miyazaki

English Version: The specified statement did not generate any data
Envia Mensagem para a Fonte
Cria Matéria neste Evento
Cria Album neste Evento
  Aviso Legal
Rua Washington Luiz, 820 conj. 601
Porto Alegre/RS - BRASIL - CEP 90010-460
Telefone 55 (51) 3226-4111 - Ramal: 4000
Fax: 55 (51) 3226-1219
contato@inema.com.br
SIP:4000@sisnema.com.br
SISNEMA