Voltar Inema SISNEMA Informatica Sites Pessoais Busca Agenda Proxima Semana English Version
Menu INEMA
.
Evento
10539
.
Incluir na PP
 
Família Maldaner 2008 - Dados da Árvore Genealógica

Confira os dados sobre a Árvore Genealógica da Família Maldaner. Relato enviado em novembro de 2008.

  Dados nominais do tronco familiar de JOHANN MALDANER e Elisabeth Adams. Casados na Alemanha em 22.02.1841, de cujo matrimônio nasceram, estes filhos: Antes porém, este não é um trabalho perfeito. Pode conter erros, para a solução dos quais, todos podem e devem empenho e contribuição. Tentamos com esta obra, reunir vários trabalhos dispersos, feito por filhos num preito de amor e respeito para com os pais, para que a memória não se perca.

Que cada um dos descendentes Maldaner sinta a obrigação de manter esta obra íntegra, assim como o fizeram os primeiros dentre os quais citamos apenas o Professor Ivo Willibaldo Maldaner, que do interior do Município de Pinhalzinho SC, foi capaz de reunir quase toda a nominata deste conteúdo e escrever nome por nome, primeiro à mão, depois à máquina e finalmente em computador por sua filha Cristiane Maldaner Steffens, para que todos os Maldaner pudessem ter uma base histórica da respectiva família

Introdução do Padre José Waldemar Maldaner:
 
Cada pessoa alegra-se todas as noites de conhecer a sua origem genealógica, Seguidas vezes, a gente se pergunta, de onde veio o nome Maldaner e qual o seu significado. Poderá por vezes ser o nome de algum perdido ou desherdado das movimentações de homens e mulheres fugitivos de guerras, das agruras do clima. Por que chegou ao Brasil?

Conversações desse quilate, mantiveram várias vezes este Religioso em contactos com Frei Bruno e com o Padre Arno Maldaner Era um assunto que interessava a todos de forma absorvente, a curiosidade geral, movia-os. Em 1989, quando abracei a vida presbiteral programamos uma viagem a Alemanha. Queria conhecer os rastros do Johann Maldaner na velha Europa, identificar possíveis parentes, irmãos, cunhados etc, e saber dos e os motivos que o levaram a emigrar para o Brasil.  De repente, um Grupo de Danças, originário de Limburg=Giessen, em excursão por Cerro Largo e Santo Cristo no Rio Grande do Sul, abriu-nos uma janela.

Durante as apresentações do Grupo, experimentei os contatos para sondar na extensão dos conhecimentos geográficos dos integrantes para saber, os rastros da Família Maldaner..Graças a Deus, devido a gentileza do Sr. Ervin Bauer, tomamos conhecimento de que, nas oficinas caseiras do Grupo, ficaram para ensaios, duas mocinhas de sobrenome Maldaner. Quando o Senhor visitar a Alemanha, teremos o maior prazer em lhe apresentá-las.

Ao desembarcar em Frankfurt no dia 29 de novembro de 1989, veio a meu encontro, Erich Bauer, ladeado por Schwester Helena Hoppes, da Divina Providencia(deve ser a Congregação), para um caloroso abraço.  No Bar de Ervin Bauer, pai de Erich, fomos calorosamente saudadas pelo casal Jurgen und Anegret Maldaner. Ficamos informados que, elas já eram a 5ª Geração, nascida  em Limburg, cuja família tinha origem no Tirol. Também não sabiam que algum desses Maldaner do Tirol, tenha emigrado para o Brasil. Desconheciam por completo, a extensão da Parentela.

Apartir daí, nos programamos nos dias seguintes, visitar umas respeitosas senhoras, tias das moças, na esperança de possíveis esclarecimentos. Tivemos que abrir mão do Ervin (cozinheiro de Hospital). Já o Sr Erich (LKW – motorista de caminhão) foi leberado em vista da ausência de cargas para entregar, a meu dispor para ciceronear. Prazeirosamente, Erich levou-me a passeio nas redondezas. Guiados por contatos telefônicos, visitamos as tres tias de Jurgan Maldaner, Tia Catarina com 95 anos, Tia Josefina com 92 anos e a tia Francisca com 87 anos que nos prepararam uma recepção de gala. Apesar de sua idade avançada, elas estavam emocionadas e muito lúcidas.

Lembravam elas que o seu Avô, havia 130 anos antes, havia emigrado do Tirol para Limburg. Falaram da origem do sobrenome Maldaner. Desconheciam porém, de que alguém da família tenha emigrado ao Brasil. Sabiam que todos os Maldaner de Limburg, eram comerciantes, fato estranho a elas de que o emigrante do Brasil tenha se tornado agricultor. Isso nutriu a minha certeza de que os meus antepassados não vieram de Limburg. Ademais, sabia que os meus antepassaqdos haviam saído do Hunsrüeck (Hunos Ruh eck)  Contudo, firmara eu uma sólida amizade com os Maldaner de Limburg.

Aqui no Brasil, eu sabia que meus antepassados tinham origem no Korweiler. Esta informação jamais foi confirmado na Alemanha. Meu pai dizia à miúde que o avô Pater Maldaner, veio jovem ao Brasil. No início de janeiro de 1990, procurei no arquivo do Bispado de Porto Alegre RS, o Registro de casamento de Johann Maldaner e Elizabeth Adams. Nos apontamentos constavam lá que o casal citado chegara ao Brasil com 6 filhos, nascidos em Korweiler, paróquia de Sabershausen - Rheinland, Umgebung Kastellaun - Hunsrück  eram lugarejos situados nos arredores de Koblenz.

Um mês após, atravez da Família Theobald do Saargebiet, tomei conhecimento do endereço do Arquivo do Bispado de Trier. Escrevi, e para surpresa minha, a Secretária Sra. Jutta Muller, informou tudo o que eu precisava, uma informação tão limpa e bem escrita, melhor do que pudesse desejar..Johan Maldaner filho de Johann Maldaner e de Elizabeth Nick de Korweiler, casou com Elizabeth Adams no dia 22.02 de 1841 filha de Peter Adams e de Anna Maria Gärtner, de korweiler. São os seguintes os filhos do casal, batizados naquela paróquia: Johann Maldaner, nascido a 25.12.1841; Gertrud, nascida a 17.01.1845, Peter Josef, nascido a 23.09.1846, Catharina, nascida a 23.09.1848; Peter nascido a 16.12.1849; Maria Anna nascida em 15.12.1851 e um natimorto, nascido a 14.04.1853.

Johann Maldaner era o primogênito de Johann Maldaner e Elizabeth Nick. o pai faleceu em 18.10.1840 aos 49 anos e Ela, Elizabeth Nick, faleceu aos 04.02.1951 aos 75 anos reside a confirmação de que a Família de Johann Maldaner e Elizabeth Adams emigraram para o Brasil no ano de 1855, indo residir em Birkental, Baumschneis(Dois Irmãos - RS)  Aqui no Brasil, nasceram-lhes mais outros filhos, que juntamente com os imigrantes, são os antepassados de todos os Maldaner do Brasil, eis que em nenhum outro local há Registro de Imigrantes com os nomes Maldaner e Adams. 

Infelizmente, não temos uma pessoa ou Empresa que tome a iniciativa de manter estes dados confiáveis dos nomes dos antepassados, dos descendentes e as ramificações dos relacionamentos conjugais, para que se possa conhecer os galhos desta frondosa árvore genealógica da família Maldaner. Este trabalho é uma iniciativa isolada que pode servir de base para trazer elementos à luz do conhecimento de todos. Cada um que possuir um equipamento de informática em casa, pode entrar no texto e completar as lacunas que lhe são próprias, para acesso, consulta e atualização.

Fonte: Giani Maldaner
Cidade: Porto Alegre-RS-Brasil
Fotos: Giani Maldaner
Publicado: Fernanda Cristina Gonzales Ferreira
Date: 27/11/2008 <%insert_data_here%>


.

.

.

.

.

.
  Evento 10539 - VI Maldaner Fest 2008

   Aqui os Albuns e Fotos



  Outras matérias relacionadas:

  27/11/08 - Família Maldaner 2008 - Dados da Árvore Genealógica
  30/11/08 - Família Maldaner 2008 - Fotos Encontro - Maravilha - SC/ Fotos Giani Maldaner
  30/11/08 - Saiba como foi a VI Maldaner Fest 2008
  30/11/08 - VI Maldaner Fest 2008 - Agenda

English Version: The specified statement did not generate any data
 
Envia Mensagem para a Fonte
Cria Matéria neste Evento
Cria Album neste Evento
  Aviso Legal
Rua Washington Luiz, 820 conj. 601
Porto Alegre/RS - BRASIL - CEP 90010-460
Telefone 55 (51) 3226-4111 - Ramal: 4000
Fax: 55 (51) 3226-1219
contato@inema.com.br
SIP:4000@sisnema.com.br
SISNEMA