Voltar Inema SISNEMA Informatica Sites Pessoais Busca Agenda Proxima Semana English Version
Menu INEMA
.
Evento
11169
.
Incluir na PP
 
34º Festival Internacional de Pandorgas 2009

Aconteceu no dia 10 de Abril de 2009, em Santana do Livramento, RS, fronteira com a cidade de Rivera Uruguay, o 34º Festival Internacional de Pandorgas, junto ao Lago do Batuva e a 9ª edição da encenação da morte e ressureição de Jesus Cristo no cerro do março.

FESTIVAL DE PANDORGAS E PAIXAO DE CRISTO FRONTEIRA DA PAZ 2009

Desde 1975, já é tradição o costume fronteiriço de levantar pandorgas na semana santa, enfeitando o céu com muita cor e beleza,  o hobby foi crescendo a cada ano e tem hoje na sua realização um dos maiores atrativos que misturam arte, cultura, lazer e esporte, movidos pelo clima de integração entre brasileiros e uruguaios, e encantando os olhares principalmente dos turistas visitantes presentes durante a realização do festival.

O evento incentiva a competição entre os participantes, que de forma artesanal e criativa promovem um colorido especial aos céus da fronteira da paz.

Os artefatos , pandorgas ou cometas, são feitos de taquara, piola, cola e muito papel colorido, com diversos nomes, marimba, bomba, caixa, morcegos, pipas, etc., de diversos tamanhos e formas, com a rivalidade lado a lado na confecção, e também na escolha dos coloridos, como os times gaúchos Internacional e Grêmio, e do Uruguai Nacional e Penharol e este ano um destaque maior para a pandorga do 14 de Julho, o Leão da fronteira.


Nessa época do ano começam a aparecer pontos de vendas de pandorgas por toda a cidade, pois enquanto é um brinquedo tradicional da época para uns, para outros é uma boa oportunidade de trabalhar e conseguir uma renda a mais.

Um dos mais conhecidos pandorgueiros da fronteira, o artesão Ernesto Machado Soares, com 65 anos de profissão, batizado de "o rei das pandorgas" o popular Figico, nesta época trabalha dia e noite na confecção de pandorgas, entre outros diversos pandorgueiros já usam esse atributo para mover o comercio local, comercializando junto ao povo fronteiriço e turistas.

Outro pandorgueiro, sr. Antônio dos Santos, trabalha há quatro anos vendendo pandorgas no Parque Internacional, mas desde 1995 tem a confecção delas como uma boa fonte de renda.

"Para mim a venda de pandorgas é como o meu 14° e 15° salário, pois me dá uma boa ajuda", revela Antônio que para esse ano preparou 140 pandorgas para vender, sem contar nas que aceita fazer por encomenda.

Até os 18 anos, quem confeccionava as pandorgas para Antonio brincar era seu pai. Vendo seu pai fazendo, foi que ele aprendeu. "Comecei a me dedicar, mesmo na confecção, quando me aposentei pela prefeitura. Mas desde pequeno sempre gostei de soltar pandorgas. Pandorga para mim é um brinquedo e para empinar só precisa ter vento e habilidade.

Acredito que seja impossível existir alguém na Fronteira que nunca empinou uma pipa", comenta ele que já teve seu trabalho levado para Santa Maria, Porto Alegre, Montevideo, Tacuarembó e pelo litoral. Antonio também é o segundo pandorgueiro da cidade a ganhar a carteira de artesão.

Apesar do sol e calor , e a ausência de vento, nesta sexta feira santa, milhares de pessoas foram ao Lago do Batuva, a fim de participar do festival.  No final do festival foram premiados com troféus e uma quantia em dinheiro, os vencedores nas suas devidas categorias.

Os prêmios foram entregues pelo Sr. Prefeito Municipal Wainer Machado, Vereadores Sergio Moreira e Edu e também pelo Secretário de Turismo.

Também acontece junto ao festival a tradicional colheita da macela, flor amarelada típica da região sul, usada como chá digestivo, e também usada como decoração em arranjos florais pelo seu lindo aroma.

As festividades da Semana Santa, ainda incluem o tradicional evento evanglélido da Igreja Metodista Wesleyana, na sua 9ª edição a  Encenação da Paixão de Cristo , na noite de 10 de abril, sexta feira santa, com a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo, sendo realizadas nos altos do cerro do marco, sob a linha divisória entre os dois países.

A Paixão de Cristo, acontecimento ímpar na dramaturgia santanense, integrante do calendário turístico do município, sob a direção do pastor Ronaldo Azevedo e supervisão geral do reverendo Elias da Silva Aguiar, terá um elenco de atores membros da entidade promotora e de outras igrejas evangélicas locais que, mais uma vez, não medirão esforços a fim de revelar ao público presente, através de figurinos, cenários e representações, a Jerusalém da época de Jesus.

E também contará com apresentações coreográficas ministradas por crianças. A manutenção do mesmo elenco, de aproximadamente 120 pessoas, faz com que a dramatização se aperfeiçoe a cada ano; os atores não medem esforços nos preparativos, nos ensaios que avançam a noite a fim de que o pleno êxito do espetáculo seja alcançado.

E com certeza foi alcançado, com as milhares de pessoas que se aglomeraram junto ao cerro do marco, arrancando muitos aplausos, suspiros, muita emoção e até lagrimas, relembrando ao vivo o sofrimento de JESUS.

Confiram nas fotos este dois belos eventos.
 

Fonte: Paulo Estradeiro da Fronteira
Cidade: Santana do Livramento-RS-Brasil
Fotos: Paulo Estradeiro da Fronteira
Publicado: Berenice Correa
Date: 10/04/2009 <%insert_data_here%>


.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
  Evento 11169 - 34º Festival Internacional de Pandorgas 2009

   Aqui os Albuns e Fotos



  Outras matérias relacionadas:

  10/04/09 - 34º Festival Internacional de Pandorgas 2009
  15/04/09 - Festival de Pandorgas e Paixão de Cristo 2009/ Fotos Paulo Estradeiro

English Version: The specified statement did not generate any data
 
Envia Mensagem para a Fonte
Cria Matéria neste Evento
Cria Album neste Evento
  Aviso Legal
Rua Washington Luiz, 820 conj. 601
Porto Alegre/RS - BRASIL - CEP 90010-460
Telefone 55 (51) 3226-4111 - Ramal: 4000
Fax: 55 (51) 3226-1219
contato@inema.com.br
SIP:4000@sisnema.com.br
SISNEMA